Condições Especiais
Atego 3030 8x2 Plataforma - 2018
Quem precisa de um caminhão versátil, indicado para o transporte intermunicipal e rodoviário de média e longa distância e que, ao mesmo tempo, possa circular com agilidade dentro das cidades, precisa conhecer o Atego 3030 8x2. Atendendo ao segmento dos semipesados, esse caminhão já vem com o segundo eixo direcional instalado de fábrica, sendo totalmente sincronizado com o primeiro eixo dianteiro, o que proporciona mais confiabilidade, segurança e economia. Este sistema oferece melhor dirigibilidade e manobrabilidade ao veículo como também aumenta a vida útil dos pneus. Outro ponto positivo é que, tanto o 2º eixo direcional assim como o 2º eixo duplo, podem ser suspensos quando o caminhão está vazio. O Atego 3030 8x2 tem PBT legal de 29 ton, mas sua capacidade técnica ultrapassa as 30 ton com uma carga útil elevada, além de ser um caminhão econômico, forte e durável, não importando qual seja a carga que você precisa transportar. É o veículo mais leve da categoria. Devido à sua grande plataforma de carga, o modelo pode receber diversos tipos de implementos, desde baú, sider, tanque até silo, dentre outros. Dessa forma, o Atego 3030 8x2 é a solução ideal para transportadores de carga própria, autônomos, além de operadores logísticos e, especialmente, para atacadistas e distribuidores. A produtividade desse modelo pode ser comparada com caminhões extrapesados. O Atego 3030 8x2 vem equipado com trem-de-força Mercedes-Benz. O motor de 6 cilindros e 286 cv de potência proporciona ótimo desempenho e muita agilidade para as cidades e estradas. O caminhão pode ser equipado com câmbio manual de 9 marchas ou com o consagrado câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift de 12 marchas, sem pedal de embreagem, que assegura ainda mais economia e conforto durante a operação.
Eixo Traseiro Motriz
Fabricante/modelo
MB HL4-NR4
Relação de redução
i=3,58(43:12)
Embreagem
Diâmetro do disco (mm)
430mm
Fabricante/tipo
MB G 131-9 / MB G 211-12 Mercedes PowerShift
Freios
Freio de Estacionamento
Câmara de mola acumuladora acionada pneumaticamente
Freio de serviço
Convencional + Top Brake
Motor
Fabricante/modelo
MB OM 926 LA / PROCONVE P-7
Nº de cilindros/cilindrada (cm³)
6 cil. em linha
Potência líq. máx. - cv (kw) @ rpm
286 cv (210 kW) @ 2.200 rpm
Sistema de Injeção
BlueTec5
Torque líq. máx. - Nm @ rpm
1.250 Nm (127 mkgf) @ 1.100 - 1.200 rpm
Sistema elétrico
Alternador
28V / 80A
Tensão nominal
24V | (2x12V)
Tipo de bateria
100Ah / 135Ah
Transmissão
Fabricante/modelo
MB G 131-9 / MB G 211-12 Mercedes PowerShift
Nº de marchas
MB G 131-9: 8+1 super reduzida / MB G 211-2: 12 sem anéis sincronizadores
Tipo/acionamento
MB G 131-9: Manual / MB G 211-2: Automatizada, sem pedal de embreagem
Dimensões
Altura (mm)
2.774/3.174
Distância entre-eixos
48: 2.350+2.425+1.250 / 54: 2.350+3.037+1.250
Entre-eixos (mm)
48 / 54
Peso
Eixo dianteiro
Legal: 12.000/ Técnico: 12.200
Eixo traseiro
Legal: 17.000/ Técnico: 18.000
Peso bruto total (PBT) - homologado
29.000/30.200
Peso bruto total combinado (PBTC) - homologado
36.000 ²