Features


Imagem 0 - Cabine
Cabine

A cabine do Arocs mostra o que distingue um posto de trabalho moderno. Com ergonomia exemplar, grande funcionalidade e muitos outros detalhes novos e práticos, que tornam o trabalho árduo simplesmente mais fácil. A cabine ficou mais confortável e funcional, com 2 porta-objetos grandes atrás dos bancos e uma pistola de ar comprimido para o motorista fazer a limpeza após a troca dos turnos de trabalho.

Merece destaque o seu painel moderno e prático, display com tela de 10,4 cm em TFT, além de volante multifuncional, banco pneumático com várias regulagens e cinto de segurança integrado, freio de estacionamento eletrônico, chaves com controle remoto, alavanca de marcha na coluna de direção, ar-condicionado analógico ou digital, preparação para câmera de ré e PX, entre outros itens.

Tudo isso para proporcionar o maior conforto e praticidade ao operador, aumentando sua produtividade.


Imagem 1 - Itens de Segurança
Itens de Segurança

Nova Cabine: Com conceito célula de sobrevivência, é uma cabine com estrutura reforçada e testada para proteger o motorista e que atende à legislação ECE R29 de segurança.

Retarder Voith - Oferece cerca de 900 cv de potência máxima de frenagem, com mais segurança e menos manutenção na mineração. Reduz em 70% o acionamento do freio de serviço e possibilita maior velocidade média de trabalho.

EBS + ABS + ASR + EBD - O sistema EBS – Electronic Brake System é responsável pelo gerenciamento de controle e monitoramento do sistema de freio do Arocs, no qual estão integrados o sistema ABS – Antitravamento das Rodas, o sistema ASR – Controle de Tração, e o sistema EBD, de Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem Entre os Eixos. Todos estes sistemas integrados proporcionam maior segurança ao motorista na condução do veículo, além de contribuírem para a redução dos desgastes dos pneus.

HSA – Assistente de Partida em rampa - Uma tecla no painel aciona o freio por até 3 segundos, para que o motorista possa tranquilamente começar a aceleração sem que o caminhão ande no sentido oposto ao desejado.

Freio de Estacionamento Eletrônico - Oferece maior segurança na operação e minimiza eventuais acidentes. De fácil manuseio, com acionamento por botão e alavanca e ativação automática quando o motor é desligado e /ou a porta do motorista for aberta involuntariamente com o veículo em movimento. Atua em 3 eixos do caminhão (2º eixo dianteiro e nos 2 traseiros). O Arocs também tem aviso sonoro de marcha a ré e de parada de emergência, e tem disponível uma preparação para instalação de câmera de ré, com a tela do painel já configurada para receber e transmitir a imagem.

Imagem 2 - Para-choques e Faróis
Para-choques e Faróis

O para-choque do Arocs é tripartido e com os cantos em aço-carbono. Por ser segmentado, em uma eventual quebra, é possível substituir somente a parte que quebrou.

No conjunto óptico, está integrada a “luz diurna” em LED, que acende automaticamente assim que o motorista dá a partida no caminhão.


Imagem 3 - Pneus OTR e rodas reforçadas
Pneus OTR e rodas reforçadas

Um dos diferenciais do caminhão, essa roda especial e mais reforçada é produzida com uma liga de aço de alta resistência e tem capacidade de carga de 5 toneladas por roda.

Além disso, temos os pneus OTR na medida 325/95 R 24, que possuem um perfil com sulcos mais profundos que proporcionam uma maior aderência ao solo e tração aos eixos. Conjunto perfeito para os terrenos irregulares.


Imagem 4 - Sistema Elétrico
Sistema Elétrico

Os chicotes elétricos do chassi foram desenvolvidos exclusivamente para os ambientes da mineração, com uma capa de proteção corrugada em maior parte de sua extensão e seus conectores reforçados e bastante vedados.

Desenvolvido pensando em proteger a fiação contra poeiras e outras sujeiras do ambiente e possíveis atritos com as longarinas do chassi causados pela vibração excessiva do caminhão na operação.


Imagem 5 - Suspensão
Suspensão

Suspensão dianteira e sistema de direção

Mais robustez e eficiência com uma condução suave e segura para o motorista. Composta por molas parabólicas de 4 lâminas possui uma capacidade de carga de 9 toneladas cada conjunto e suas molas são independentes e fixadas por jumelos, com um mecanismo bem mais simples que a versão anterior e com maior durabilidade e facilidade de manutenção. O sistema de direção possui apenas 1 bomba de alta capacidade e cilindro auxiliar com 82mm de diâmetro. Proporcionando um sistema mais eficiente e robusto.

Suspensão traseira

A suspensão traseira também é composta por molas parabólicas e ficou ainda mais robusta por suas lâminas estarem mais largas. Possui apoios de borrachas nas extremidades que proporcionam maior absorção de impactos devido a irregularidades da estrada e menor ruído, além de barras estabilizadoras mais reforçadas proporcionando maior rigidez e estabilidade ao caminhão.

Imagem 6 - Motor OM 460
Motor OM 460

Produzido no Brasil, o motor do Arocs é o OM 460 de 13 litros com 6 cilindros em linha, com 510 cv de potência e um torque de 2.400 Nm. Esse motor também é utilizado nos veículos Actros rodoviários da Mercedes-Benz e sendo muito fácil encontrar suas peças nas concessionárias, além da confiabilidade herdada do OM 457.

Sua manutenção é muito simples, e o custo de reparo é baixo, já que seu intervalo de troca de óleo foi aumentado para 1.000 horas com óleo mineral.


Imagem 7 - Câmbio G 340 - 12
Câmbio G 340 - 12

O câmbio disponível para o Arocs é o Mercedes G 340 de 12 marchas, sem anéis sincronizados, e sua automação foi totalmente desenvolvida para operações de mineração. Vem com muita tecnologia embarcada, força e inteligência, e suas trocas de marchas estão muito mais rápidas e muito mais precisas. Sua tecnologia permite operação 100% no modo Automatizado, inclusive em aclives com o veículo carregado. Em caso de uma pane elétrica, entra em modo de emergência e automaticamente engata a 1ª marcha. Apresenta 3 modos de operação: standard, economy e power off-road. Equipado de série com o auxílio de partida em rampa, proporcionando mais segurança e produtividade na operação. Nova Tomada de Força A tomada de força também foi otimizada. Seu tempo de acoplamento no câmbio está bem mais rápido, e sua velocidade angular está maior, permitindo mais rapidez no basculamento a uma menor rotação do motor (950 rpm), o que gera mais produtividade e economia de combustível. Freio Auxiliar Retarder Retarder Voith oferecendo cerca de 900 cv de potência máxima de frenagem, mais segurança e menos manutenção na mineração. Reduz em 70% o acionamento do freio de serviço e oferece maior velocidade média de trabalho. Eixos Traseiros Os eixos traseiros MB HD7 e HL7, são consagrados no mercado pela sua força, robustez e resistência, que confere ao Arocs uma maior força em arrancadas e permitiu um aumento na capacidade máxima de tração (CMT) para 150 toneladas, além dos intervalos de troca de óleo também estarem maiores.


Versões


Arocs 8X4 de 58 Toneladas

Arocs 8X4 de 58 Toneladas
Dimensões
3699
Altura (mm)
45
Entre-eixos (mm)
31: 3.100 /37: 3.700 /44: 4.400
Distância entre-eixos
Peso
2.200 | 2.230 | 2.290 2.220 | 2.250 | 2.310
Eixo dianteiro
1.120 | 1.180 | 1.190 1.129 | 1.189 | 1.199
Eixo traseiro
11.000/13.000 11.000/13.000 / 9.600
Peso bruto total (PBT) - homologado
31: 6.280/ 37: 6.190/ 44: 6.130
Capacidade máxima de tração (CMT)
Motor
MB OM 460 LA • BlueTec5 • 13 lts. • PROCONVE P-7
Fabricante/modelo
6 cil. em linha
Nº de cilindros/cilindrada (cm³)
510 cv (375 KW) @ 1.800 rpm
Potência líq. máx. - cv (kw) @ rpm
2.400 Nm (245 mkgf) @ 1.100 rpm
Torque líq. máx. - Nm @ rpm
BlueTec5
Sistema de Injeção
Transmissão
MB G 340 -12 Mercedes Powershift
Fabricante/modelo
Automatizada, sem pedal de embreagem
Tipo/acionamento
12 sem anéis sincronizadores | 12,79/0,78
Nº de marchas
Sistema elétrico
220Ah
Tipo de bateria
28V / 150A
Alternador
24V | (2x12V)
Tensão nominal
Embreagem
Bidisco, diâmetro 400 mm
Diâmetro do disco (mm)
Eixo Traseiro Motriz
MB HL2
Fabricante/modelo
i=4,30 / i=3,91* / =4,30
Relação de redução
Freios
Convencional + Top Brake
Freio de serviço
Freio de estacionamento eletrônico com ativação automática (2º, 3º e 4º eixos)
Freio de Estacionamento

Arocs 8X4 de 58 Toneladas
Dimensões
3699
Altura (mm)
45
Entre-eixos (mm)
31: 3.100 /37: 3.700 /44: 4.400
Distância entre-eixos
Peso
2.200 | 2.230 | 2.290 2.220 | 2.250 | 2.310
Eixo dianteiro
1.120 | 1.180 | 1.190 1.129 | 1.189 | 1.199
Eixo traseiro
11.000/13.000 11.000/13.000 / 9.600
Peso bruto total (PBT) - homologado
31: 6.280/ 37: 6.190/ 44: 6.130
Capacidade máxima de tração (CMT)
Motor
MB OM 460 LA • BlueTec5 • 13 lts. • PROCONVE P-7
Fabricante/modelo
6 cil. em linha
Nº de cilindros/cilindrada (cm³)
510 cv (375 KW) @ 1.800 rpm
Potência líq. máx. - cv (kw) @ rpm
2.400 Nm (245 mkgf) @ 1.100 rpm
Torque líq. máx. - Nm @ rpm
BlueTec5
Sistema de Injeção
Transmissão
MB G 340 -12 Mercedes Powershift
Fabricante/modelo
Automatizada, sem pedal de embreagem
Tipo/acionamento
12 sem anéis sincronizadores | 12,79/0,78
Nº de marchas
Sistema elétrico
220Ah
Tipo de bateria
28V / 150A
Alternador
24V | (2x12V)
Tensão nominal
Embreagem
Bidisco, diâmetro 400 mm
Diâmetro do disco (mm)
Eixo Traseiro Motriz
MB HL2
Fabricante/modelo
i=4,30 / i=3,91* / =4,30
Relação de redução
Freios
Convencional + Top Brake
Freio de serviço
Freio de estacionamento eletrônico com ativação automática (2º, 3º e 4º eixos)
Freio de Estacionamento