Features


Imagem 0 - Atego 2430 6x2 Plataforma
Atego 2430 6x2 Plataforma

Quem pega a estrada com frequência e eventualmente faz entregas dentro das cidades precisa de um caminhão forte, com um motor capaz de oferecer ótimo desempenho e que seja versátil para atender plenamente as particularidades dessa aplicação. Oferecer ao mesmo tempo conforto e praticidade para o motorista e economia, força e produtividade para alavancar seu negócio é um dos diferenciais do Atego 2430.

Atendendo ao segmento dos semipesados 6x2, esse caminhão tem PBT legal de 23 toneladas, mas sua capacidade ultrapassa as 24 toneladas. Assim, fica fácil entender por que o Atego 2430 é tão econômico, forte e durável, não importa qual é a carga que você precisa transportar. O modelo pode receber diversos tipos de implementos, desde baú e sider até tanque e silo, entre outros. Sua motorização com o maior torque do segmento o torna a melhor opção para quem precisa de um semipesado para longas viagens, e sua versatilidade permite que o modelo seja utilizado para a distribuição em centros urbanos. E, além da sua carga, o Atego 2430 carrega também toda a confiabilidade que a Mercedes-Benz oferece.

O modelo vem equipado com trem de força Mercedes-Benz. O motor BlueTec 5 de seis cilindros e 286 cv de potência proporciona ótimo desempenho e muita agilidade em cidades e estradas. Com torque máximo de 1.250 Nm, o maior do segmento, as trocas de marchas reduziram e a economia de combustível ficou ainda maior. O caminhão pode ser equipado com câmbio manual de nove marchas ou com o consagrado câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift de 12 marchas, sem pedal de embreagem, que assegura ainda mais economia e conforto durante a operação. O eixo traseiro é de simples velocidade e o conjunto proporciona perfeita sincronia e rendimento, aliando alto desempenho e economia de combustível.

Versões


Atego 2430 6x2 Plataforma

2430 6x2 Plataforma
Dimensões
2.774 / 3.174
Altura (mm)
3.550+1.250 | 4.775+1.250 | 5.388+1.250
Distância entre-eixos
14°/19° | 15°/19°
Ângulo de entrada
36° / 18° / 25°
Ângulo de saída
2.486
Largura (mm)
Peso
3.420 | 3.540 | 3.600
Eixo dianteiro
2.760 | 2.910 | 3.010
Eixo traseiro
36.000
Peso bruto total (PBT) - homologado
36.000
Peso bruto total combinado (PBTC) - homologado
Motor
MB OM 926 LA • BlueTec5 • 7,2 lts. • 6 cil. em linha • PROCONVE P-7
Fabricante/modelo
286 cv (210 kW) @ 2.200 rpm
Potência líq. máx. - cv (kw) @ rpm
1.250 Nm (127 mkgf) @ 1.100 - 1.200 rpm
Torque líq. máx. - Nm @ rpm
Transmissão
MB G 211-12 Mercedes PowerShift | ZF 9S 1310 TD*
Fabricante/modelo
Automatizada / Manual
Tipo/acionamento
12 sem anéis sincronizadores / 14,93/1,00 | 8+1 super reduzida / 12,73/1,00
Nº de marchas
Sistema elétrico
28V / 80A
Alternador
24V | (2x12V)/100Ah | 24V | (2x12V)/135Ah*
Tensão nominal
Embreagem
MB NA 121-1b*
Fabricante/tipo
Monodisco, diâmetro 395mm | Monodisco, diâmetro 430mm
Diâmetro do disco (mm)
Eixo Traseiro Motriz
MB HL4 - 410 mm
Fabricante/modelo
I=3,67 (44:12) | i=3,58(43:12) | i=3,31(43:13)*
Relação de redução
Freios
Câmara de mola acumuladora acionada pneumaticamente
Freio de Estacionamento
Convencional + Top Brake
Freio auxiliar

2430 6x2 Plataforma
Dimensões
2.774 / 3.174
Altura (mm)
3.550+1.250 | 4.775+1.250 | 5.388+1.250
Distância entre-eixos
14°/19° | 15°/19°
Ângulo de entrada
36° / 18° / 25°
Ângulo de saída
2.486
Largura (mm)
Peso
3.420 | 3.540 | 3.600
Eixo dianteiro
2.760 | 2.910 | 3.010
Eixo traseiro
36.000
Peso bruto total (PBT) - homologado
36.000
Peso bruto total combinado (PBTC) - homologado
Motor
MB OM 926 LA • BlueTec5 • 7,2 lts. • 6 cil. em linha • PROCONVE P-7
Fabricante/modelo
286 cv (210 kW) @ 2.200 rpm
Potência líq. máx. - cv (kw) @ rpm
1.250 Nm (127 mkgf) @ 1.100 - 1.200 rpm
Torque líq. máx. - Nm @ rpm
Transmissão
MB G 211-12 Mercedes PowerShift | ZF 9S 1310 TD*
Fabricante/modelo
Automatizada / Manual
Tipo/acionamento
12 sem anéis sincronizadores / 14,93/1,00 | 8+1 super reduzida / 12,73/1,00
Nº de marchas
Sistema elétrico
28V / 80A
Alternador
24V | (2x12V)/100Ah | 24V | (2x12V)/135Ah*
Tensão nominal
Embreagem
MB NA 121-1b*
Fabricante/tipo
Monodisco, diâmetro 395mm | Monodisco, diâmetro 430mm
Diâmetro do disco (mm)
Eixo Traseiro Motriz
MB HL4 - 410 mm
Fabricante/modelo
I=3,67 (44:12) | i=3,58(43:12) | i=3,31(43:13)*
Relação de redução
Freios
Câmara de mola acumuladora acionada pneumaticamente
Freio de Estacionamento
Convencional + Top Brake
Freio auxiliar